29 outubro 2006

Meu jardim de girassois...

Todos Amam Precisamente o que lhes Falta...


Todos amam precisamente o que lhes falta. A escolha individual, que se funda nessas considerações meramente relativas, é bem mais determinada, mais decidida e mais exclusiva do que a escolha que se baseie em considerações absolutas; é desses aspectos relativos que vulgarmente nasce o amor de paixão, enquanto os amores comuns e passageiros só são guiados por considerações absolutas. Nem sempre é a beleza regular e perfeita que dá origem às grandes paixões. Para uma inclinação verdadeiramente apaixonada é necessária uma condição que só nos é possível descrever através de uma metáfora tirada à química. As duas pessoas devem neutralizar-se uma à outra, tal como um ácido e uma base alcalina num sal neutro.
Arthur Schopenhauer, in 'Metafísica do Amor'

Conhece-te a ti próprio. Não dês ouvidos a rumores nem ajas ou fales sem pensar primeiro; Sê acessível, simples mas sem vulgaridade; Aos amigos, após experimentados, Aceita-os, prende-os com arpões de aço, Mas não dês primeiro a mão em demasia A qualquer estoirado camarada. Evita, teme Questionar, mas, se entrares em luta Que saias com o teu opositor temendo-te a ti. Atende toda a gente, mas pensa por ti; Aceita censuras, mas reserva a tua opinião. Quanto a vestir, seja o que a tua bolsa pode: Sem arrebiques; rico pode ser mas não tabu - O hábito, sabes, faz o monge E, em França, posição e fortuna Têm nisso, mais do que nós, gosto apurado.

Autor: Shakespeare , William Tema: Conselho Fonte: Hamlet

Encontros...



"Um Encontro de dois: olhos nos olhos, face a face.
E quando estiveres perto, arrancar-te-ei os olhos e colocá-los-ei no lugar dos meus;

E arrancarei meus olhos para colocá-los no lugar dos teus;
Então ver-te-ei com os teus olhos e tu ver-me-ás com os meus."

(J.L.Moreno)

27 outubro 2006

Hallacas...


A hallaca ou hayaca é um prato tradicional venezuelano, considerado iguaria nacional, e que guarda uma certa semelhança na sua forma e preparação, com os “tamales” (prato amerindio de origem indo-americana) de outros países latino-americanos.
É composta por uma massa de farinha de milho recheada de diversos ingredientes, depois envolvida em folhas de plátano e finalmente amarrada em fio branco, para ser fervida em água quente.
Iguaria tradicional na época natalícia é considerada mais do que um simples prato gastronómico, porque chega a simbolizar a preparação tangível e física da cultura mestiça do povo venezuelano e de tudo aquilo que os harmoniza, como filhos de uma só terra, independentemente da classe social e da posição económica.

Tentei confeccionar uma hallaca por estes horizontes europeus e o resultado está à vista (falta de ingredientes, principalmente a folha de plátano que foi substituída por folha de alumínio) mas, garanto-vos, que ficou feia mas muito saborosa!

23 outubro 2006

Voar...

Lisboa, como é bom ver-te, posso dizer que a primeira vez que te contemplei, foi assim, tão longe e tão perto...

22 outubro 2006

Filmes...

Luna Papa
Realizado por Bakhtyar Khudojnazarov Alemanha, Japão, Áustria, Suíça, França, Rússia, 1999 Cor -107 min.

Com: Chulpan Khamatova, Moritz Bleibtreu, Ato Mukhamedshanov, Polina Raykina, Merab Ninidze, Nikolai Fomenko, Lola Mirzorakhimova, Sheraly Abdulkaisov, Dinmukhammed Akhimov, Azalbek Nasriev

Numa pequena aldeia não muito longe de Samarcanda, a bela Mamlakat (Khamatova), dezassete anos, órfã de mãe, sonha ser actriz. Numa noite de luar é seduzida por um estranho misterioso que diz ser amigo de Tom Cruise. O homem desaparece na escuridão, deixando Mamlakat grávida. Para o seu pai, Safar (Mukhamedshanov), e para o seu irmão, Nasreddin (Bleibtreu), a restauração da honra da família é uma questão de orgulho e tanto eles como a jovem querem encontrar o responsável. Na barriga da mãe, Khabibulla (Raykina, voz) partilha as aventuras inacreditáveis e acidentes curiosos que acontecem aos três, enquanto procuram o seu pai. (Sinopse do distribuidor)

Passado numa aldeia do Tadjiquistão, estado independente situado na Ásia Central Soviética, «Luna Papa» foi um filme complicado de rodar, com problemas recorrentes, resultantes de más condições atmosféricas ou de ataques de grupos militarizados. Os cineastas têm motivos para estar satisfeitos com a energia dispendida na produção, depois do reconhecimento em inúmeros festivais de cinema e de uma nomeação para os Oscars.

21 outubro 2006

Castelos encantados...

Gatos...


Silêncio,
eis a tarefa
de todos os gatos.
Poucos sabem perscrutar
(talvez ninguém em plenitude)
o grau de solidão necessária
ao saber auto suficiente
para ser felino e doméstico
em sua tarefa de monge
guardião do inextricável
em quem o homem não percebe
a metafísica natural,
recolhimento
saber
sensualidade
e aceitação.
Artur da Távola